Metodologia

A Mentes Criativas desenvolve projetos que se organizam em âmbitos de experiência inter-relacionados:

Identidade e autonomia: experiências relacionadas à construção da identidade pessoal, percepção e valorização das diferenças e semelhanças entre as pessoas, da cooperação e do trabalho coletivo na concretização de objetivos comuns.

Comunicação e representação: experiências que proporcionem a expressão pessoal e o uso de diferentes linguagens para atuar socialmente e manifestar pensamentos, sensações e ideias. Incluem-se aqui arte, música, dança, concentração, lógica, movimentos e brincadeiras, práticas de oralidade, leitura e escrita, matemática e língua inglesa.

Conhecimento do mundo: experiências com manifestações sociais e culturais deste e de outros tempos e experiências das crianças com o mundo natural em seus diferentes aspectos.

“O brincar é visto como linguagem especial e única, onde o processo de aprendizagem está todo inserido de forma lúdica e significativa”.

Diretrizes Nacionais da Educação Infantil (DCNEIs), sempre valorizando os conhecimentos prévios dos nossos alunos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades de acordo com cada faixa etária.

As nossas práticas pedagógicas referentes às datas comemorativas propõem uma abordagem contextualizada, favorecendo aprendizagens significativas e de valorização da cultura, integradas aos projetos ou sequências didáticas onde os alunos se sintam desafiados a apropriar-se do conhecimento e motivados a investigar, arriscar, para garantir a qualidade do trabalho.
Na Mentes Criativas não comemoramos datas com apelo estritamente comercial, mas valorizamos as que preservam a tradição e a cultura popular.

Os eventos, na sua maioria, são comemorados em horário escolar, alguns sem a presença dos pais, favorecendo a socialização entre os Grupos e permitindo que as crianças brinquem espontaneamente.
Os eventos que contam com a participação das famílias serão comunicados com antecedência para que todos se programem e possam prestigiar nossas crianças.